PORQUÊ ESTERILIZAR?
A reprodução indesejada de animais na Região Autónoma da Madeira é um incómodo problema que carece de solução.
Referem-se algumas considerações importantes a saber:
1º A cadela entra normalmente em cio pela primeira vez entre os 6 e os 9 meses de idade e durante toda a vida em intervalos regulares de aproximadamente 6 meses. Nas cadelas idosas o cio torna-se menos perceptível, mas continua a ocorrer e o risco de gravidez permanece.
2º O cio deve ser controlado; basicamente para prevenir o nascimento de cachorros indesejados, mas também para evitar a inconveniência do cio duas vezes por ano, atracção de cães e luta entre estes, na via pública ou em canil.
3º A esterilização (ovariohisterectomia) consiste na remoção cirúrgica dos ovários e do útero, e é o método de controlo mais seguro e efectivo.
4º A cadela pode ser esterilizada em qualquer idade após os 5 meses de idade (excepto quando está em cio). A operação é realizada sob anestesia geral e com um desconforto mínimo para a cadela. Ela estará apta a andar em poucas horas e voltará ao normal em 2 a 3 dias.
5º Vantagens da esterilização .
- A cadela nunca mais estará em cio de novo.
- A cadela nunca mais ficará grávida.
- A cadela nunca mais fugirá à procura de cão para acasalar.
- A cadela nunca mais atrairá cães para acasalar.
- Eliminará o risco de doenças na cadela como a falsa gravidez, infecções uterinas, tumores mamários, etc.
- Evitará os aglomerados de cães seguindo uma cadela, as lutas de rua entre cães que muitos inconvenientes podem causar aos munícipes, desde agressão por mordedura, invasão da propriedade e mesma acidentes rodoviários.
- Evitará desagradáveis espectáculos de rua, à vista de todos os transeuntes nacionais ou estrangeiros, podendo originar queixas ou mesmo incómodos artigos de opinião na imprensa regional ou internacional.